sexta-feira, 27 de abril de 2012

Caminho de Santiago ... Porto - Santiago de Compostela

Mais um desafio e uma grande aventura de 3 dias...

Fazer um dos Caminhos Portugueses de Santiago em BTT partindo da Sé do Porto.

Peregrinos do BTT: António Simões (Coimbra), Nuno Marabuto (Aveiro) e Ricardo Claro (Viseu)

Foram quase 250 km, muitas horas em cima das bikes, muito cansaço acumulado mas que valeu mesmo a pena!! Foi tão inesquecível que já pensamos em repetir...

As previsões do tempo não eram muito animadoras à partida, mas no final foram 3 dias sem ponta de chuva...

Dia 27 de Abril : Porto - Ponte de Lima, 86km em 5h 21m

Partida da Sé do Porto às 9:30.  Assinatura e primeiro carimbo na Credencial do Peregrino.

Uma partida algo confusa, pois as 'amigas' setas levaram-nos de novo ao ponto de partida! Mas como tínhamos a indicação de passar na Torre dos Clérigos, lá encontramos de novo as setas...
Começaram as magníficas paisagens...

Bonita vila de São Pedro de Rates...

Primeira meta atingida... chegámos a Barcelos antes de almoço! Ainda a tempo de disfrutar da bonita cidade em plena Festa das Cruzes, conhecer a Lenda do Galo, comprar umas lembranças e tirar mais umas fotos...

Depois de um bom almoço, lá partimos em direcção a Ponte de Lima...

Algumas paragens para reabastecimento e mais umas fotos para eternizar esta aventura...

Chegada a Ponte de Lima (16:50). O primeiro dia já estava... não tão difícil como idealizámos...

Ficámos no Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima. Perto do centro e com óptimas condições para receber os peregrinos. Para quem vem de bicicleta só pode entrar depois das 19h, o que nos permitiu conhecer um pouco a cidade enquanto esperávamos pelo nossa 'autocaravana' de apoio com as malas.

Dia 28 de Abril : Ponte de Lima - Pontevedra, 88km

Depois de uma noite não muito bem dormida graças ao termoventilador de um peregrino chinês que trabalhou toda a noite... lá partimos bem cedo (7:30) para o segundo dia. Descrito por todos como o mais difícil.  A primeira meia hora foi difícil... até o corpo voltar a 'encaixar' na bicicleta...

Os primeiros 15 km do dia foram duros ... quase 2 horas!! As fotos da famosa Labruja comprovam a dificuldade. Em certas alturas fomos nós a carregar a bicicleta em ombros em vez de elas nos carregarem...

Cruz dos Franceses...

Mas depois da Labruja vieram descidas alucinantes que nos fizeram logo esquecer o cansaço...

Depois de ter partido a corrente no primeiro dia, voltei a ter problemas... Mas como tínhamos um excelente 'mecânico', o Ricardo mais uma vez resolveu o problema!

Última paragem antes de entrar em Espanha - Valência. Mais uma bonita cidade no nosso País...

Entrada em Espanha. O início não tão bem marcado como em Portugal, mas depois de encontrarmos o Albergue Villa San Clemente onde aproveitámos para ter mais um carimbo, lá seguimos o nosso caminho.

Passagem por Redondela.

A concha que nos indica o caminho em Espanha, uma vez que em Portugal são mais as setas amarelas. Vão-nos indicando os Km que faltam até Santiago de Compostela...

Uma mini Labruja... um furo...

Segundo dia concluído ... chegada a Pontevedra. Para mim o mais difícil mas por outro lado o que trouxe mais adrenalina, pois teve descidas vertiginosas...

Descansámos em mais um excelente Albergue. Restavam 3 camas numa camarata de 40!! Tal como em Ponte de Lima, com cozinha, máquinas para lavar roupa, banhos quentes e sala de estar.
Difícil foi mesmo adormecer com tantos a 'roncar'... nem os tampões chegavam! :)

Dia 29 de Abril : Pontevedra - Santiago de Compostela, 68km em 4h 45m

Levantámo-nos bem cedinho, 6h (5 da manhã em Portugal !) para ver se já íamos almoçar a Santiago!  Uma visita por Pontevedra de madrugada, com pessoas ainda a virem da noite e os 'maluquinhos' a meterem-se à estrada... Que frio estava...

As bonitas paisagens continuavam...

A ansiada chegada a Santiago de Compostela às 12:40!!

A Credencial do Peregrino com os carimbos por onde fomos passando.

O diploma da peregrinação obtido na Oficina do Peregrino.

Desafio concluído... quando pensamos numa aventura destas, muitas são as dúvidas: se conseguiremos chegar ao fim... se estamos preparados fisicamente e psicologicamente para tamanho esforço... como será andar 3 dias numa bicicleta... etc...

Para mim foram 3 dias magníficos!! Uma camaradagem perfeita entre os 3... BTT incrível... paisagens... trilhos... que ficam na memória e dão uma imensa vontade de repetir o mais brevemente possível!!